Brasil

Os sócios da Prolifico decidiram investir no Brasil devido à visão que partilham sobre a capacidade única que o país tem para enfrentar os desafios do futuro.

O Brasil dispõe de poderosos drivers de crescimento, tais como demografia favorável e abundância de recursos naturais. O país tem a 5ª maior população do mundo, com uma idade mediana de 32 anos (vs. 40 no Reino Unido e 38 nos Estados Unidos). Hoje, mais de 70% da população brasileira pertence às classes média e alta, enquanto que, há apenas 15 anos, essa mesma percentagem representava as classes mais baixas.

Juntamente com os Estados Unidos e a China, o Brasil é um dos únicos três países no mundo que tem, simultaneamente, um PIB superior a 1 trilhão de dólares, uma população acima de 100 milhões e um território com mais de 4 milhões de km2.

Os principais desafios que o Brasil enfrenta hoje, tais como melhorar a produtividade, parecem questões facilmente superáveis, principalmente quando comparados com problemas como a escassez de água, superpopulação ou terrorismo, que muitos outros países enfrentam. O Brasil é um país auto-suficiente, cujos recursos hídricos são maiores do que os do Canadá e Rússia juntos, e dos quais o mundo aparenta depender cada vez mais para suprir as suas necessidades.

Além dos fundamentos positivos, a Prolifico vê hoje no Brasil as condições ideias para novos investimentos. Após a pior recessão econômica da sua história, o Brasil reemergiu em 2017, regressando a uma sólida rota de crescimento. Inflação e juros estão em baixas históricas e as previsões para o PIB em 2018 e 2019 parecem bastante promissoras, enquanto que a taxa de câmbio expressa em dólares se encontra em níveis bastante favoráveis. Aliado a isso, ao longo dos últimos anos, o Brasil tem visto um combate à corrupção sem precedentes, o que vem mudando profundamente o país, reforçando a força das suas instituições e trazendo mais transparência para a política e para os negócios.

A Prolifico acredita que, ao longo dos próximos anos, serão inúmeras as oportunidades de investimento no mercado de imóveis comerciais, especialmente em imóveis de médio-porte, localizados em regiões promissoras, que se adequam perfeitamente à estratégia de investimento da empresa. Este tipo de ativos e regiões se caracteriza por serem menos suscetíveis à natureza cíclica que é característica do mercado imobiliário tradicional.